31 julho 2011

Gran Formaggio RAR

O queijo Grana faz parte das mesas européias há muito tempo. Documentos indicam que na Itália antiga, há mais de dois mil anos, o povo Etrusco já produzia este queijo. O Império Romano também cresceu e se expandiu, tomando vinho e comendo este queijo.

A  receita deste queijo foi trazida ao Brasil pelo idealizador Raul Anselmo Randon, que juntou tradição com tecnologia, montando a primeira fábrica de queijo Grana do Brasil e da América Latina em 1996. Gran Formaggio é o primeiro queijo tipo Grana produzido na América Latina. Segue toda a cultura clássica italiana de fabricação. Para atingir o ponto ideal de granulação e o sabor requintado que lhe é peculiar, o Gran Formaggio requer desde o leite de altíssima qualidade, vindo de rebanho próprio de vacas holandesas com cuidados especiais até um longo período de maturação. São no mínimo, 12 meses, após um trabalho artesanal, que une antigos rituais a mais avançada tecnologia do setor.

Processo de ordenha
640 animais próprios são responsáveis por matéria-prima, o leite que sai dos estábulos e entra na fábrica fica em repouso de oito horas em tanques de 2 mil litros

Análse do leite
APPCC - Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle:
Sistema que identifica, avalia, e indica os controles dos perigos, essenciais para a segurança alimentar. No APPCC todas as etapas de manejo do produto são avaliadas por uma equipe técnica, com o intuito de identificação e controle de todos os perigos de contaminação, garantindo a segurança do consumidor. Esta certificação é conhecida internacionalmente como HACCP (Hazard Analysis and Critical Control Point).


                                                                           Tanques de produção de queijo
Durante exatos 12 minutos, leite não pasteurizado, coalho e soro fermento são misturados e submetidos a uma combinação de temperatura, velocidade de agitação e observação visual do profissional.

Retirada dos queijos
O mestre queijeiro deve identificar quando a mistura adquire o aspecto ideal, pastoso, e atinge o ponto de secagem


Tanque de salga
 A pasta é prensada e as peças em forma arredondada são mergulhadas em recipientes com salmoura, onde permanecem por cerca de 20 dias

Câmara de Maturação
 Á área de maturação, um galpão de pé-direito alto, dimensões grandes e temperatura de 15 graus célcius, em que 12 mil formas de queijo, mais de 400 toneladas de iguaria, repousam por um ano

Curiosidade:
Como conservar

Preste atenção na temperatura e verifique sempre se o queijo mantém suas características durante o armazenamento. Os queijos de massa dura depois de retirados de sua embalagem devem ser envolvidos individualmente em filme plástico ou papel-alumínio (neste caso, faça alguns furos com um garfo para que o queijo possa respirar)
Como Servir
Os bons queijos deveriam ser degustados ao natural, sem nenhum acompanhamento. Portanto, ao escolher itens para acompanhar uma tábua de queijos tenha em mente que o sabor deve ser sutil e não pode mascarar o ingrediente principal.
Veja algumas sugestões:


· Pães frescos, de casca crocante e sabor neutro, para não "brigar" com o queijo. Nada de pães com frutas secas, nozes, tomate ou azeitona.

· Frutas da época também podem ser incluídas. Mas evite as de sabor mais ácido (limão, abacaxi, kiwi) e as muito doces. As mais indicadas são maçã, pêra, uva e figo.

· Frutas secas, como uva passa, damasco, ameixa e figo, combinam muito bem com queijo, principalmente os duros, como o parmesão e o pecorino.

· As frutas oleaginosas, como noz, castanha de caju, castanha-do-pará, amêndoa e avelã, também são bons acompanhamentos.