O Rio Grande do Sul recém está despertando para a profissão de sommelier, atividade que passou a ser muito requisitada no País, principalmente depois que cresceu o consumo de vinho, tanto nacional quanto estrangeiro, e o brasileiro “aprendeu” a beber vinho. O Senac-RS formou, em dezembro, sua primeira turma do curso de sommelier, foi criada a Associação Brasileira de Sommeliers no Estado (ABS –RS) e a Faculdade de Gastronomia da Universidade de Caxias do Sul, em Flores da Cunha, mantém um curso coordenado pelo italiano Roberto Rabachino, recentemente eleito, em Nova Iorque, presidente da International Wine Tasters Organization para os próximos cinco anos. Em Flores da Cunha, onde prepara mais um curso de sommelier, Rabachino disse que sua eleição encheu-o de orgulho, pois “representar 29 países nos 5 continentes é uma grande responsabilidade”. Informou que vai relançar o Concurso Mundial para eleger o melhor provador de vinho do mundo, concurso que, no passado, o premiou duas vezes.
Mercado do vinho II
O professor Roberto Rabachino é, também, presidente Internacional da FISAR - Federação Italiana de Sommeliers Hoteleiros e Restaurateurs e presidente da associação dos jornalistas italianos do Setor Agroalimentar. Nos cursos de sommelier, que iniciou em 2007, na UCS-ICIF, já formou 1.047 especialistas vindos de todos os estados brasileiros, do Amapá ao Rio Grande do Sul. Cada curso tem 24 vagas e chega a receber 122 inscrições. Há vinhos brasileiros no curso, mas a maioria é constituída pelos melhores italianos e franceses, importados diretamente pela Universidade de Caxias do Sul.
Mercado do vinho III
Novo curso de formação básica será realizado entre 7 e 12 de maio, com carga horária de 55 horas, que dará direito a ingressar em curso superior, de 300 horas. Custa R$ 3.150,00, pode ser parcelado, e o alunos têm que providenciar hospedagem em Flores da Cunha. Inscrições pela internet - www.ucs.br/ucs/extensao/escolagastronomia - até o dia 11 de março. Entre os professores, o chef Mauro Cingolani, o doutor em enologia Edgar Scortegagna e a engenheira Roberta Boscato. Aqui em Porto Alegre, a Abs-RS assinou parceria com a Abrasel-RS para a formação de especialistas em vinhos. Os sócios da Abrasel terão 50% de desconto no curso.
Fonte: Jornal do Comércio 10/01/12