27 março 2012

O Vinho italiano corresponde a 22% do mercado global



Após um ano de exportação recorde, a Itália agora tem quase um quarto do mercado global de vinhos, de acordo com as últimas estatísticas.
A agência nacional de estatísticas ISTAT relatou que as exportações de vinho italiano aumentaram 12% para mais de €4.4 bilhões.
As exportações por volume também aumentaram, para 9%, para 24 milhões de hectolitros, dando a Itália uma parcela de 22% do mercado global de vinhos, conforme a agência.
Os Estados Unidos foram o mercado de exportação mais significativo em termos de valor, seguidos pela Alemanha e pelo Reino Unido, enquando a Alemanha foi o principal importador de vinho italiano por volume.
O Prossecco liderou o ranking com um amento de mais de 17% nas remessas para os EUA, acrescentou a ISTAT.
Giovanni Mantovani, diretor geral da Veronafiere, que organiza a feira comercial Vinitaly, disse que houve um "aumento no profissionalismo" entre os produtores italianos de todos os tamanhos.
"Assim, ao lado de grandes nomes, agora é mais fácil encontrar pequenos produtores, que são apreciadosem restaurantes e bares de vinho em todo o mundo," concluiu Mantovani.
"Todos encontram seus próprios canais ou nicho de mercado baseado em seu potencial."
A Itália ultrapassou a França para se tornar o maior produtor de vinho em 2010 - o último ano para o qual existem dados disponíveis - engarrafando aproximadamente 5 bilhões de litros de vinho.
Mais de 4.200 produtores estão próximos de exibir seus vinhos na Vinitaly, que será realizada entre 25 a 28 de março em Verona