22 julho 2010
Degustação de suco de uva
Aspectos:O suco deve ser límpido, sem turbidez (não há necessidade de ser cristalino) feito o vinho, mas o suco não deve ser turvo ou conter sujidades. Não deve conter gás carbônico. A tonalidade de cor pode variar bastante, mas normalmente são os mais valorizados os sucos de cor viva, com forte coloração violácea, púrpura ou vermelho rubi com reflexos violáceos. A manutenção da cor do suco depende da temperatura ambiente de concervação das garrafas, que não deve ser superior a 20ºC.
Aroma/ Olfativo:Um suco de qualidade apresenta um aroma intenso, limpido, frutado, sem defeitos de nota de vegetal (herbáceo), proveniente de uvas verdes, ou de cozido (queimado). As variedades mais adequadas, que atribui elevada tipicidade aos sucos são a Concord, Isabel, Isabel Precoce, Bordô, Violeta, Rúbea e Carmem.
Paladar/ Gustativo:Deve ser predominante doce, sem ser enjoativa, a acidez é importante e deve ser equilibrada com a doçura; a falta de acidez ou excesso são defeitos são defeitos importantes não deve haver gosto vegetal ou herbáceo, ou adstringente (sensação de caqui verde), pelas substancias que vem do cabinho dos cachos, o gosto de cozido denuncia um excesso de aquecimento, o qual deve ser evitado. Não deve apresentar gás carbônico, que indica fermentação indesejáveis a falta de pasteurização, ou apresenta qualquer gosto indesejável (ex pano úmido metálico) um suco de qualidade é harmônico fresco ,persistente, deixando uma sensação agradável no final de boca
Temperatura de serviço indicada para o consumo:de 8ºC á 11ºC (obs: temperatura muito baixa os aromas se retém impossibilitando de fazer a análise)
Marcadores:
Delicatessen