08 março 2012
Como é um vinho ruim!
Dizer que um vinho é “ruim” só porque você não gosta dele, não é certo. Neste jogo de degustação você pode ter as suas próprias regras, mas não pode forçar as outras pessoas a viver de acordo com elas.
Característica de vinho ruim:
Fruta Mofada: você já comeu uma framboesa do fundo da caixa, que tinha um gosto empoeirado, de papelão? Este mesmo gosto de estragado pode estar em um vinho se ele tiver sido feito com uvas não totalmente frescas e saudáveis na colheita. Vinho ruim.
Vinagre: na evolução natural das coisas, o vinho é apenas um estágio transitório entre o suco de uva e o vinagre. Atualmente, a maioria dos vinhos passam muito tempo no estágio de vnho por causa da tecnologia ou da fabricação cuidadosa. Se você encontra um vinho que tenha ultrapassado o limite em direção ao vinagre, é um vinho ruim.
Cheiros químicos ou de bactérias: os mais comuns são acetona (removedor de esmalte) e enxofre (ovos podres, borracha queimada, alho estragado). Vinhos ruins.
Vinho oxidado: este vinho tem cheiro fraco, ou até cozido e tem o mesmo gosto. Pode até ter sido um bom vinho, mas o ar – oxigênio – entrou de alguma maneira e matou o vinho. Garrafa ruim.
Aromas e gostos cozidos: um vinho armazenado ou transportado no calor, pode ficar com um gosto de cozido ou assado. Geralmente, há vazamentos pela rolha, ou a rolha foi deslocada para cima. Garrafa ruim. (infelizmente, uma ou outra farrafa deste vinho que passou pelo mesmo transporte ou armazenamento também poderá estar ruim).
Vinho com gosto de rolha: a falha mais comum, o gosto de rolha (conhecido como bouchonée), surge como um cheiro de papelão molhado, que piora com o ar e uma intensidade diminuída do sabor. Ele é causado por uma rolha ruim, e qualquer vinho que esteja com uma garrafa selada com uma rolha corre este risco. Garrafa ruim.
Marcadores:
Noticias